Imprimir

Estágio

ESTÁGIO

O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho com o objetivo principal de preparar o estudante para o trabalho.  

Dentre os objetivos específicos do estágio destacam-se:

  1. Integrar o aluno ao mercado de trabalho, visando seu desenvolvimento profissional e acadêmico;
  2. ​Possibilitar ao aluno o contato com a realidade empresarial, com a devida sustentação teórica;
  3. Orientar o aluno de modo a propiciar uma análise crítica e contextualizada da dinâmica da prática administrativa nas organizações;
  4. Promover o exercício das atribuições da própria profissão de forma a capacitar o aluno para atuar na área e atender ao mercado;
  5. Desenvolver o conhecimento e a criatividade com vistas ao crescimento profissional.

O estágio faz parte do projeto pedagógico dos cursos e tem como principal regulamentação a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008.

Assim, no Campus Avançado Bom Sucesso o estágio obrigatório é previsto no Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Técnico Meio Ambiente e Técnico Informática. A carga horária mínima do estágio em ambos os cursos são de 200 horas.

A carga horária diária dos estágios deve seguir os limites:

  1. 4 horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos;
  2. 6 horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular;

Atenção! Sugere-se leitura dos principais textos que regulamentam o estágio:

  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm
  2. Regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório dos Cursos Técnicos - Campus Avançado Bom Sucesso
  3. Regulamento Acadêmico dos Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 2018.  

AnexoTamanho
Regulamentação Estágio.pdf1.02 MB
RAT - Presencial e EaD - Versão Final 2018.pdf898.89 KB

 

Empresas Conveniadas

AnexoTamanho
empresas conveniadas doc.doc59 KB

DÚVIDAS DO ESTÁGIO

 

1.Quais os critérios para Realização do Estágio?

I. Estar regularmente matriculado no curso;
II. Apresentar a documentação obrigatória;
III. É permitido ao aluno desenvolver o Estágio Supervisionado na empresa onde trabalha, conforme item 4.4 da “Regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório dos Cursos Técnicos”;
IV. É facultado ao estudante realizar até 70% da carga horaria (140 horas) de estágio nesta Instituição, desde que esteja vinculado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

2. Posso pedir complementação de atividades do estágio?

Sim, durante o curso é facultado o aluno o aproveitamento de 30% da carga horária conforme tabela 01 da “Regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório dos Cursos Técnicos”.

3. Onde realizar estágio?

O aluno poderá realizar estágio curricular na área do curso com que mais se identificar ou em outra, vinculada ao curso, em que houver vagas disponíveis, que poderão ser ofertadas por pessoas jurídicas de direito privado e órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como por profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, desde que apresentem condições para proporcionar experiência prática na linha de formação e tenham firmado convênio para concessão de estágio com o IF Sudeste MG - Campus Avançado Bom Sucesso.

O próprio IF Sudeste MG Campus Avançado Bom Sucesso poderá ser concedente de estágio, desde que reúna condições para isso. Para verificar disponibilidade de vagas para estágio, deve-se:

  • I. Consultar regularmente os murais da instituição e o site do IF Sudeste MG Campus Avançado Bom Sucesso;
  • II. Verificar anúncios em jornais;
  • III. Solicitar informações diretamente ao responsável pelo departamento de recursos humanos das empresas através de carta, telefone ou pessoalmente.

4. Quem é responsável pelo acompanhamento do estágio?

O estágio como ato educativo deverá ser efetivamente acompanhado pela Instituição de Ensino, através do professor-orientador, e pela Concedente, através de supervisor.

5.É possível obter o diploma de conclusão de curso sem ter feito o estágio obrigatório?

Não. A carga horária do estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

6.Quem pode ser estagiário?

Estudante que estiverem frequentando ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação e jovens e adultos (art.1º da Lei n° 11.788/2008)

7. Quem pode contratar estagiário?

As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos de administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio (art.9º da lei nº 11.7858/2008).

8. A atividade exercida pelo estagiário deve estar relacionada com a sua formação educacional?

Sim. O estágio deve estar relacionado com a formação educacional dos estagiários, ou, compatível com o seu projeto pedagógico.

9. Qual o papel do professor orientador?

O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário. Maiores informações verificar "Regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório dos Cursos Técnicos”   

10.O Termo de Compromisso do Estágio (TCE) pode ser encerrado antes do seu término?

Sim. O TCE pode ser encerrado por cada uma das partes à qualquer momento, para tanto é necessário a assinatura do Termo de Rescisão  

11.O Termo de Compromisso do Estágio (TCE) pode ser prorrogado após o seu término?

Sim. O TCE pode ser prorrogado por cada uma das partes, para tanto é necessário a assinatura do Termo de Aditivo.

 

Ainda possui dúvidas?

Procure o responsável pelo estágio no campus!

Telefone: (35) 3841-3948